sábado, 29 de junho de 2013

Alfa e Ômega

image

A verdadeira história da Humanidade resume-se em Jesus Cristo. Divide-se em três partes: passada, presente e futura.

A passada transcorreu através das profecias que se reportavam à sua vinda. A presente escoa-se sobre os estudos e consequente assimilação da moral inigualável, da doutrina excelsa, das revelações divinas nele corporificadas, segundo a palavra redentora e as exemplificações que nos foram legadas com sua passagem por este mundo. A futura culminará na vida eterna, na conquista da imortalidade, no cumprimento, em suma, das promessas solenemente anunciadas por ele, como expressão do Verbo de Deus encarnado.

A primeira fase dessa história é a Esperança adejando em torno de seu nome divinizado pelas profecias. A segunda é a Fé na sua palavra, na aquisição do futuro brilhante nele mesmo manifesto. A terceira será a consumação do fato, a entrada triunfal do Espírito redimido no reino do Amor; nesse reino de Deus por ele tão calorosamente anunciado.

Em tal importa a real história do homem. Através daquelas fases se desdobram os mistérios da vida humana, solucionam-se todos os problemas dos nossos destinos.

O homem é a obra em acabamento: Jesus é a obra acabada. O homem, com seus defeitos e fraquezas, impede que por ele se manifeste e se ostente a imagem da Divindade a cuja semelhança fora criado. Jesus revela Deus em sua majestade, em seu esplendor, como o límpido cristal dum espelho refletindo a imagem que o defronte. Esse o motivo por que Jesus nos foi dado como modelo. Em imitá-lo resume-se o supremo ideal da vida humana.

Em que pese, pois, às vãs filosofias, Cristo Jesus é e será o alfa e o ômega deste orbe que hospeda a família humana.

Livro: Nas Pegadas do Mestre

Autor: Vinicius (pseudônimo) – Pedro de Camargo

8ª Edição em 1992 – Editora Federação Espírita Brasileira (FEB) –

Páginas: 137 até 138 – Brasília-DF – 1933

Nenhum comentário: