sexta-feira, 2 de maio de 2014

Medite... Reflita... Equilibri-se - Dicas

 
Meditar é uma maneira de aquietar a mente do turbilhão causado pelos nossos pensamentos e nossas ações durante a rotina diária. Nós ocidentais, temos uma visão e uma maneira um pouco diferente de praticar a meditação. Fiz um pequeno roteiro que normalmente uso, para auxiliá-los numa boa meditação:

  1. Escolha um local tranqüilo onde você consiga sentar-se confortavelmente e com uma boa postura. Mantenha a coluna ereta; use de preferência roupas leves que não lhe cause qualquer desconforto.
  2. Coloque uma música suave, de preferência instrumental ou músicas específicas para meditação. (Opcional, porém, isso ajudará muito ao seu relaxamento)
  3. Observe a sua respiração, respire profundamente enchendo os pulmões de ar e soltando lentamente até que aos poucos ela se torne serena.
  4. Procure ao máximo aquietar os seus pensamentos, lembre-se : a meditação consiste sobretudo na busca do autoconhecimento e para isso é importante o esvaziamento dos nossos pensamentos para adentrarmos com mais profundidade em nosso interior. Haverá momentos em que você se lembrará de algo que tenha a fazer, algum fato importante ou de coisas da rotina, mas procure sempre retornar ao estado de serenidade e se possível, sempre observando a sua respiração.
  5. O tempo da meditação é indeterminado, porém, para quem está iniciando é importante determinar um tempo menor, ( entre 10 a 15 minutos, no máximo) e ir aumentando esse tempo conforme a constancia da prática.
  6. Evite meditar quando estiver cansado(a) ou com sono, isso pode fazer com que você adormeça. Escolha um momento em que você esteja disposto(a), de preferência pela manhã após o despertar.
Agora é só praticar esse exercício saudável para sua mente. Na verdade não existem regras para a meditação, porém esse roteiro consiste em auxiliar aos que estão iniciando ou ainda não conhecem a prática da meditação. Existem pessoas que meditam até mesmo caminhando.

LEMBRETE IMPORTANTE:
  • Benfeitor – é o que ajuda e passa.
  • Amigo – é o que ampara em silêncio.
  • Companheiro – é o que colabora sem constranger.
  • Renovador – é o que se renova para o bem.
  • Forte – é o que sabe esperar no trabalho pacífico.
  • Esclarecido – é o que se conhece.
  • Corajoso – é o que nada teme de si mesmo.
  • Defensor – é o que coopera sem pertubar.
  • Eficiente – é o que age em benefício de todos.
  • Vencedor – é o que vence a si mesmo.
Sucesso e paz para todos!!
Publicado pelo site:  http://ceacs.wordpress.com ( Centro Espírita Amor e Caridade Santarritense) – 24/04/2014

Nenhum comentário: